09 junho 2015

Dicionário de Transição

Tema capilar de hoje: Dicionário de Transição

Quando algumas meninas decidem fazer a Transição Capilar, e começam a pesquisar, surgem muitas dúvidas e alguns termos pra lá de estranhos e desconhecidos, para quem já está nesse mundo a mais tempo, usar siglas e abreviações é comum. Pensando nisso e na dificuldade que tive no início da minha transição resolvi criar Mini Dicionário com os termos mais comuns utilizados por quem está fazendo ou fez a transição capilar.



Transição Capilar: Refere-se a abandonar o uso de químicas como alisamento, relaxamento, escova progressiva e outros. Pode ser para assumir o formato natural dos fios ou para utilizar técnicas que não alterem a estrutura do fio permanentemente, como escova ou pranchinha. Muitas garotas estão passando pelo processo, e nem sabem que existe um termo para isso.

Texturização: A texturização nada mais é que alterar temporariamente o formato dos fios, existem várias técnicas, coquinhos, twist, bigodim, babyliss e outras. Depende com qual tipo vai haver maior identificação.

Co-Wash: Abreviatura para o termo "Conditioner Washing" que significa "Lavar com condicionador", está ligada diretamente a técnica de No-Poo. Nessa técnica não se utiliza shampoo para lavar os cabelos, apenas condicionador e a lavagem mecânica (fricção dos dedos), indicada para quem possui cabelos ressecados, pois o uso de shampoo com sulfatos provoca o ressecamento. Tem entre as cacheadas muitas adeptas, que afirmam que faz maravilhas pelos fios. Tem um técnica específica e não pode utilizar produtos que contenham petrolatos e silicones não solúveis em água. Merece uma post específico.

No-Poo: Significa "Sem Shampoo", ou seja, lavar os cabelos sem utilizar nenhum tipo de shampoo, por isso está linkada diretamente ao Co-Wash.

Low-Poo: É uma técnica que não utiliza shampoos que contenham sulfatos na sua composição. O sulfato é substituído por outros componentes que também possuem poder de limpeza. Como no  Co-Wash os adeptos dessa técnica não podem utilizar produtos que tenham na sua composição pretolatos e silicones não solúveis em água, pois apesar do poder de limpeza, esses componentes só conseguem ser removidos do cabelo com sulfato.

BC ou Big Chop: BC é a sigla para BIG CHOP, que significa grande corte, é o momento em que as meninas que estão passando pela transição cortam a parte do cabelo que ainda possui química, não existe uma hora ideal, apenas o momento que a pessoa sente a necessidade de fazer e faz.

LOC: É a sigla para líquido, óleo e creme. O procedimento pode referir-se a finalização dos cabelos, ou a misturinha para o borrifador. É uma técnica muito usada tanto para quem está em transição quanto por quem já finalizou o processo. Ajuda na ativação dos cachos.

Cregel: Ou técnica de finalização, a sigla cregel refere-se a creme e gel. Utilizado principalmente por quem tem pouca definição, já que o gel ajuda a manter a forma.

Cronograma Capilar: É um processo de tratamento dos fios, que visa fornecer aos cabelos tudo o que necessitam para que se mantenham fortes e saudáveis ou para recuperar os fios estragados por processos químicos ou naturais. É uma rotina de cuidado com os cabelos. Aqui eu explico certinho e tiro todas as dúvidas sobre o cronograma capilar.

Dupla textura: É aquela fatídica situação antes do Big Chop, o cabelo está metade liso, metade cacheado ou crespo (serve para qualquer outra proporção). Por isso muitas pessoas utilização as técnicas de texturização. É difícil encontrar alguém, principalmente no início da transição que se aceite com as duas texturas, ou alisam a parte cacheada, ou cacheiam a parte a lisa.

Faltou citar algum termo???? Não esqueçam de comentar.

Beijinhos e me siga nas Redes Sociais:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua mensagem, comentário e sugestão, eu leio e respondo todos com muito carinho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Penteadeira da Queli - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Tatiana Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo