12 junho 2015

Cronograma Capilar: Nutrição

A nutrição é a etapa de reposição lipídica dos cabelos, ou seja, reposição de óleos e gorduras. Ela é responsável por selar a hidratação no interior dos fios. Controla o volume e dá ao cabelo maciez e sedosidade sem pesar nos fios. Nos cabelos lisos deixa-os mais lisos, nos cabelos crespos e cacheados ajuda na definição dos cachos (Normalmente o fator encolhimento aumenta após a etapa de nutrição). Conhecida como fase ou etapa N.

| Quer saber sobre a etapa de hidratação? Clique aqui!




A nutrição pode ser feita de duas formas, através de máscaras de tratamento ou com banho de óleos vegetais no cabelo (umectação). Para quem tem o cabelo oleoso, não tem problema nenhum fazer nutrição, pois os óleos utilizados são óleos 100% vegetais, o cabelo absorve apenas o necessário e o restante é retirado na lavagem.

| Não sabe montar seu cronograma capilar? Clique aqui.


A nutrição trata principalmente cabelos ressecados, volumosos, com frizz, com pontas espigadas e sem maciez.

 O que usar na nutrição?


Para a nutrição ou umectação é indicado apenas óleos vegetais 100% puros, sem adição de óleo mineral ou parafinas. O óleo mineral e as parafinas apenas formam uma capa ao redor do fio, sem tratá-los de verdade e sem permitir que o tratamento vá até o fio.

 Tem problema fazer nutrição demais nos cabelos?


Apesar dos enormes benefícios, o excesso de nutrição nos cabelos torna os cabelos com aspecto oleoso, pesado e sem vida. Ele fica sobrecarregado e com a sensação de sujo. Não deve ser confundido com a oleosidade natural da raiz.

 Como identificar uma máscara de nutrição?


Aqui a gente tem uma lista com os componentes nutritivos mais utilizados pela industria de cosméticos (então que ler todas aquelas letrinhas miúdas), ou você também pode comprar os óleos 100% puros em farmácias ou casas de produtos naturais. 

 Mas e agora? Fiquei na dúvida


Tem substâncias hidratantes nessa máscara também. Não tem problema, as máscaras dificilmente vão conter apenas um tipo de substância, por via de regra, os fabricantes começam a elencar os componentes de acordo com o percentual na fórmula, ou seja, eles começam pelas substâncias com maior concentração até as que possuem menos concentração, então tenha sempre certeza de que uma máscara contém pelos menos um agentes nutritivo e que ele vem citado primeiro que os agentes hidratantes. Não é 100% a prova de erros, mas dá certo na maioria dos casos.

 Principais Substâncias Nutritivas




2 comentários:

Deixe aqui a sua mensagem, comentário e sugestão, eu leio e respondo todos com muito carinho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Penteadeira da Queli - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Tatiana Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo