01 junho 2015

Benefícios do Óleo de Rícino

O óleo de rícino ou óleo de mamona é um extraído a partir da semente da mamona, não se deve confundir com a ricina que é uma toxina que pode levar a morte. Mas ao contrário da ricina o rícino não é tóxico, podendo inclusive ser consumido por seres humanos.

O óleo de rícino é rico em ácidos graxos, e pode desempenhar diversas funções benéficas ao cabelo, pele e intestino. É um óleo espesso de rápida absorção pela pele, couro cabeludo e fios.



Ficou curiosa né?

O óleo de rícino é encontrado em qualquer farmácia por cerca de R$ 3,50 a embalagem de 30ml. Seu uso rende bastante, mas atenção, deve ser utilizado em sua forma pura, ou seja, sem dissolução e composição de 100% óleo de rícino. Pode ser apresentado como laxante, mas ele possui muito mais qualidades que apenas ser um laxante natural.

Clique na imagem para ampliar


Benefícios para a Unhas e cutículas:

 Unhas: Muito útil para fortalecer unhas quebradiças, aplicar sobre as unhas sem esmalte toda noite antes de dormir. O resultado aparece em poucas semanas.

 Cutículas: Ideal para hidratar cutículas, aplicar sobre os dedos e massagear. Além de relaxante as suas cutículas agradecem.


Benefícios para Cabelos, cílios e sobrancelhas:

 Cabelos: Seus benefícios vão desde de proporcionar nutrição, controle da oleosidade e propiciar brilho a auxiliar no crescimento do fio. Ajuda a encorpar os fios quando utilizado na umectação ou junto com alguma máscara, além dos seus benefícios nutritivos, doa brilho e maciez aos fios. É um dos poucos óleos que podem ser utilizados na raiz do cabelo, pois além de ter rápida absorção ajuda a controlar a oleosidade excessiva e também incentiva o crescimento do cabelo. Possui ação anti-fúngica e anti-bacteriana, ajudando no combate a caspa e a coceira. Não é indicado para utilizar como finalizador, principalmente por quem tem fios finos, pois pode pesar nos cabelos. Os benefícios para os cabelos são tantos que farei um post separado para explicar cada utilização.

 Cílios e sobrancelhas: Promove o crescimento nas áreas com falhas e o encorpamento dos fios. Muito útil para quem possui sobrancelhas com falhas ou que demoram a crescer, além de proporcionar fortalecimentos para cílios e sobrancelhas, deve ser utilizado todos os dias a noite e removidos pela manhã. Para que os resultados apareçam é necessário utilizar ininterruptamente por 3 meses.


Benefícios para Intestino:

 O óleo de rícino é mais conhecido por ser um laxante natural. Uma colher de sopa promove evacuação aquosa em um período de 1 a 3 horas.


Benefícios para a pele:

 Pode ser utilizado para tratar pele ressecada e calcanhares rachados. O uso regular também é útil para suavizar cicatrizes, pois os ácidos graxos são capazes de penetrar no tecido epitelial e ajuda no crescimento saudável da pele.


Riscos e Observações:

 O óleo de rícino não deve ser utilizado por gestantes, pois o ácido ricinoleico é capaz de produzir contrações e induzir o parto.
 Como laxante, não deve ser utilizado de maneira exagerada, pois em doses elevadas pode causar vômitos, náuseas, cólicas e diarreia aguda.


Já conhecia todos os benefícios do óleo de rícino? Tem alguma dica de utilização que não está colocada aqui? Deixe um comentário.


Nos siga nas Redes Sociais:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua mensagem, comentário e sugestão, eu leio e respondo todos com muito carinho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Penteadeira da Queli - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Tatiana Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo